quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Maracatu Nação Maracambuco Dia Nacional do Maracatu 2025

 Cortejo do Maracatu Nação Maracambuco no 17ª Edição da Celebração do Dia do Maracatu realizado no dia 01 de Agosto no Sítio Histórico de Olinda. Evento realizado pela AMO - Associação dos Maracatus de Olinda com Apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - FUNDARPE e Prefeitura de Olinda.


quinta-feira, 24 de julho de 2025

Agradecimentos


 

Maracambuco Agradecer a Fanearte 2025

 O Maracatu Nação Maracambuco com 32 anos de história de a alegria de participar de mais uma edição da FENEARTE, evento de sucesso que impulsiona a arte e a cultura. Nosso agradecimento especial por hoje estarmos aqui vai para Cacau de Paula (Secretária de Cultura de Pernambuco), Renata Borba (Presidente da Fundarpe), Carla Pereira (Diretora de Ações Culturais da Fundarpe), ADEPE e Governo do Estado de Pernambuco.


domingo, 8 de junho de 2025

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Maracambuco Habilitado Pernambuco Meu Pais


 

Mestre Nilo do Maracambuco Habilitado no Patrimonio Vivo 2025

 A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundarpe divulgaram, nesta segunda-feira (13), o resultado preliminar de habilitados e inabilitados no 20º Concurso Público de Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco (RPV-PE). A lista completa já está disponível aqui no portal.

Ao todo, o concurso recebeu 154 candidaturas, sendo 86 referentes a pessoas físicas (mestres e mestras) e 68 a grupos culturais. Os projetos passaram por análise documental conforme as exigências descritas no edital. Dentre esses  Estamos Habilitado


esta o Mestre Nilo do Maracambuco

terça-feira, 15 de abril de 2025

Currículo de Mestre Nilo do Maracambuco

 




Artista e Arte-educador, fundador do Maracambuco Fã Clube Batuque da Nação, fã clube do Maracatu Nação Pernambuco, desenvolveu projetos culturais para divulgação do trabalho do Maracatu Nação PE, como A Turma da Mônica na onda do Maracatu, projeto que teve a autorização de Maurício de Sousa para usar imagens da Turma da Mônica em Camisas que tinha a venda revertida para o projeto Semente da Nação.

Em 1993, como presidente do Maracambuco, o transformou em um grupo de Maracatu Nação de Baque Virado, que nasceu com o intuito de divulgar, promover e preservar a cultura do Maracatu.

Montou uma sede junto com a diretoria. Abriu as portas para a comunidade onde desenvolve projetos sócio-culturais durante o ano inteiro. A sede localizada na Avenida Presidente Kennedy, oferece oficinas de percussão e dança para crianças e adolescentes dos bairros de Vila Popular, Peixinhos e Jardim Brasil.

Como responsável pela Produção Artística e Marketing do grupo Maracambuco participou: das comemorações dos 500 anos do Brasil em Salvador/BA – 2000; produção artística do Espetáculo Ogans de Iemanjá – 2001; III Fenneart; Festival de Inverno de Garanhuns; ABAV; Projetos Amigos da Escola e Criança Esperança da Rede Globo; Verão Vivo da TV Bandeirantes; Carnavais do Recife, Olinda, Cabo, Nazaré da Mata, Itamaracá, Porto de Galinhas, Surubim, Paudalho; Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda; Feira da Música – Fortaleza/CE; Lonas Culturais – Rio de Janeiro/RJ; 1ª Capital Brasileira da Cultura; Participação no Programa Mais Você de Ana Maria Braga; Projeto Destins Nordestins – Paris/FR; Gravação do 1º DVD do Maracambuco – Carnaval 2007; Gravação para Novela Duas Caras da Rede Globo, Festival Pernambuco Nação Cultura 2010/2011, Flaac 2012. Também foi responsável pela produção artística dos projetos Folclore na Vila; Tambores e Magia dos Orixás; Leda Alves nas Ondas do Maracambuco; Batuques do Maracambuco entre outros.

E sob seu comando do Grupo recebeu no final de 2007 o Prêmio de Culturas Populares, e em 2008 foi mais uma vez uma das instituições habilitada pelo Ministério da Cultura a receber o prêmio. Em 2013 recebeu a Ordem do Mérito Cultural. No Carnaval de 2014 foi um dos homenageados da Cidade de Olinda/PE. Em 2015 o Grupo recebeu o Troféu

Abebé de Prata Mãe Dadá pela preservação da cultura Afrodescendente. O grupo recebeu por três anos consecutivos o Troféu Cabeça de Galo como melhor show de palco de maracatu no carnaval de Olinda.

Pelo trabalho que desenvolveu durante todos esses anos recebeu o Título de Cidadão de Olinda concedido pela Câmara de Vereadores, com projeto de autoria do Vereador Dr. Mauro Fonseca. E em 2013 recebeu a Medalha Aloísio Magalhães indicado pela Vereadora Graça Fonseca.

Em 2020/2021 foi personagem do Curta Metragem Minha Nação, projeto fruto do apoio da FUNDARPE através da Lei Aldir Blanc I. E em 2022 contou um pouco do trabalho no Curta Saberes Tradicionais e da Cultura Popular: Maracambuco. Segue desenvolvendo as atividades de fruição do Maracambuco e na comunicação da AMO – Associação dos Maracatus de Olinda.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

quarta-feira, 5 de março de 2025

Nosso Homenageado Wagner Souto Carnaval 2025


 Coordenador Nacional de Comunicação da ABRA na empresa ASOCIAÇÃO DE BRASILEIRA DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS EM PERNAMBUCO

Agradecemos o Carinho de Braulio Moura Perante a Familia Maracambuco


 Turismólogo premiado destaque Nordeste (prêmio Nacional ABBTUR)

Gerente de Inovação Turística do Recife
Historiador
Conselheiro de Cultura do Recife

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Maracatu Nação Maracambuco E Suas Consagrações


 O Maracatu Nação Maracambuco, fundado em 09 de Junho de 1993. Com a missão divulgar, preservar e promover a cultura pernambucana, em especial o Maracatu de baque virado, utilizando a cultura como ferramenta de transformação social e atividade turística. 

Fruto desse trabalho o grupo conquistou alguns prêmios: Presidente do Maracambuco recebeu o Título de Cidadão de Olinda em 2007; Maracambuco ganhou o Prêmio de Cultura Popular/MINC em 2007; Presidente do Maracambuco ganhou a Medalha Aloísio Magalhães, maior condecoração de Olinda em 2013; Maracambuco ganhou o Troféu Cabeça de Galo em 2013; Maracambuco ganhou a Medalha Ordem do Mérito Cultural 2013 concedido pela Presidência da República junto com o Ministério da Cultura. Em 2014 fomos um dos homenageados do Carnaval da Cidade de Olinda e recebemos pela segunda vez o Troféu Cabeça de Galo 2014 pelo Melhor Show de Palco de Maracatu. Em 2015 recebemos o Troféu Abebé de Prata Mãe Dadá e pela terceira vez o Troféu Cabeça de Galo pelo melhor show de palco de maracatu de Olinda. Em 2016 recebemos pela 4ª vez o prêmio Cabeça de Galo. Pela quinta vez, em 2017, o grupo ganhou o prêmio Cabeça de Galo. Foi habilitado no Concurso de Registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco 2017 e 2018. Em 2022 o grupo foi agraciado com II Prêmio Duarte Coelho – Observatório de Olinda. Em 2024 recebeu do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, o Certificado de Ponto de Memória.  E pelo Ministério do Turismo o Certificado do Cadastur.

Maracambuco no Comercial da Prefeitura do Recife


 O Maracambuco  participou da gravação de uma das propagandas da Prefeitura da Cidade do Recife para o Carnaval 2025. 

A valorização da cultura é um fator primordial para sua continuidade. 

Nosso maior orgulho é ver a cultura brilhar e resistir através dos nossos integrantes. Desse vídeo participaram Myrian Muniz, Fabilio da Silva, Álvaro Lins, Erivan Penna, Jonnata Silva e 

Yago Miranda.


#Maracambuco #MaracatuNação #BaqueVirado #Carnaval2025 #Olinda #Pernambuco

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Dia 24 de Fevereiro Noite Para os Tambores Silenciosos de Olinda


 Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda – 26ª edição


Na segunda-feira, 24 de fevereiro, Olinda recebe mais uma edição da Noite Para os Tambores Silenciosos, um dos momentos mais marcantes da cultura popular e religiosa de Pernambuco. O evento reúne 10 nações de maracatu de baque virado em um grande cortejo pelas ruas do Sítio Histórico.


A cerimônia começa nos Quatro Cantos, onde o Mestre Ivanildo de Oxóssi conduz o ritual religioso em memória de Raminho de Oxóssi. O cortejo segue pela Rua do Amparo até o Largo da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, um espaço sagrado para as matrizes africanas.


À meia-noite, acontece a grande saudação aos ancestrais, pedindo proteção para o carnaval. Mais do que uma celebração, a noite reafirma a força e a resistência dos maracatus como patrimônio cultural de Pernambuco.